Reflexão

A FÉ NÃO CONSISTE NA IGNORÂNCIA, MAS NO CONHECIMENTO.
João Calvino

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Amazônia republicana



1 - (UFAM/PSC - 2010) O ano de 2009 marca o centenário de uma tradição universitária brasileira que se inaugurou na capital amazonense no dia 17 de janeiro de 1909, quando foi criada a Escola Universitária Livre de Manáos, historicamente a primeira Universidade brasileira. O aparecimento dessa instituição de ensino superior deveu-se: 
a) À necessidade da elite urbana, que deveria ter quadros com formação superior tanto em nível técnico quanto humanístico, visando manter sua distinção social.
b) À rebelião dos Tenentes, os quais tinham um projeto educacional de caráter técnico.
c) À implementação de um dispositivo da Constituição do Estado do Amazonas, pelo que o governo estadual garantiria o acesso de camadas populares ao ensino superior.
d) À necessidade de implementação de uma política educacional da Intendência Municipal de Manaus,
visando garantir a eficiência do serviço público. 
e) À necessidade  da Associação Comercial do Amazonas em formar profissionais que fossem
competentes nas transações do comércio exterior.

2 - (UFAM/PSC - 2010) Após a derrota do movimento tenentista em Manaus, ocorrida em finais de agosto de 1924, o Estado do Amazonas voltou ao campo da legalidade. Todavia, a situação política do estado não era mais a mesma do período anterior à rebelião dos tenentes. A solução encontrada para garantir a ordem legal foi:
a) A Intervenção Federal nos anos de 1924-1925.
b) A recondução ao poder do antigo governador Turiano Meira.
c) A convocação imediata de eleições para governador e deputados estaduais.
d) A nomeação de Cezar do Rego Monteiro para governador do Estado.
e) A nomeação de uma junta governativa  para o Estado do Amazonas.

3 - (UFAC-2007) Uma das formas de participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, foi através da produção e exportação de borracha da Amazônia em grande escala, mas para que esse objetivo fosse atingido milhares de pessoas foram enviadas para a Amazônia na condição de “soldados da borracha”.  Sobre a chamada “batalha da borracha”, defina as alternativas verdadeiras:
I – Os responsáveis pelo recrutamento de trabalhadores utilizaram, entre outros argumentos, para convencer
as pessoas a se deslocarem para a Amazônia: quem optasse em não se deslocar para os seringais amazônicos como “soldado da borracha” iria servir no front de guerra. Outro argumento: vir para a Amazônia como soldado da borracha significava cumprir um dever moral de servir a pátria. Outra promessa: quem viesse para Amazônia teria assistência financeira e assistência médico-sanitária.
II – Com base em dados confiáveis pode-se afirmar que morreram mais “soldados da borracha” de malária na Amazônia do que brasileiros enviados para os campos de batalhas na Europa, integrando a Força
Expedicionária Brasileira - FEB.
III – Os “soldados da borracha” realmente contribuíram com os esforços de guerra, embora só tenham sido
reconhecidos pelo governo brasileiro recentemente, quando passaram a receber uma aposentadoria. 
IV – Na composição dos “soldados da borracha”, tinha gente apenas do nordeste e caboclos residentes na
Amazônia, embora alguns estudiosos afirmem que cariocas, paulistas, mineiros, goianos, capixabas e
pessoas de todas as profissões classes sociais também viveram a mesma realidade.
V – Os chamados “Acordos de Washington”, assinados em março de 1942, pelos governos do Brasil e dos
Estados Unidos da América tiveram como objetivo principal não a ampliação e exportação borracha para
atender os aliados, mas a oficialização da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial. 

Analisando as afirmativas acima, assinale as alternativas que estão corretas:
(A) As alternativas I, IV e V estão corretas.
(B) Apenas as alternativas II, III e V estão corretas.
(C) As alternativas I,II e III estão corretas
(D) As alternativas III, IV e V estão corretas.
(E) As alternativas I, IV e V estão erradas.



1-A    2-A   3-C

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