Reflexão

A FÉ NÃO CONSISTE NA IGNORÂNCIA, MAS NO CONHECIMENTO.
João Calvino

domingo, 22 de maio de 2011

LatoSIM 2011

Aos alunos da 9ª série e demais participantes do LatoSIM 2011

     Uma explicação que muitos não sabem e ninguém quer saber: o nome do projeto de meio ambiente para a nona série é LatoSIM porque quer transmitir duas idéias. A primeira: o modelo de simulação (SIM) do Lato Sensu (Lato) - e que ainda não é de simulação das Nações Unidas, mas nós ainda chegamos lá... A segunda: a idéia de Lato, algo amplo, abrangente, que interessa a todos, que exige conhecimento e postura pró-ativa, e que os alunos estão dizendo SIM, eu topo, eu aceito o desafio, eu me engajo, eu não vou passar batido. Essa é a idéia: mostrar que os problemas que enfrentamos hoje são questões que interessam a todos, e que nós vamos fazer a nossa parte.
     Essa é a sexta edição do trabalho que, óbvio, começou em 2006... Sempre me impressiono com toda a mobilização que é feita e pela superação que é verificada a cada ano. Para mim, sempre parece o melhor, e sempre parece o primeiro...
     Gostaria de parabenizar a todos pelo empenho, e dizer que aqueles que se identificaram com o projeto, demonstrando o perfil que o projeto exige, terão sempre a possibilidade de participar dele ajudando as outras nonas que virão, ou participando de simulações em outros estados, que são muitos mais extensas, intensas, complexas e emocionantes... Perguntem aos alunos do 3º ano que estão aprontando as malas para o MIRIN.
     Sei que alguns demoraram em entender como funciona o projeto, que ficaram rodando em círculos, que insistiram em questões desnecessários, que assumiram a postura – sempre infantil – de “atacar” outro país em vez de resolver os problemas tematizados... Isso é, em alguma parte, culpa de vocês mesmos, e em muita parte, algo natural do processo. E -  acreditem - nada disso apagou o brilho e o desempenho geral do trabalho. Só um exemplo: num certo comitê, uma aluna se levantou para expor o seu argumento. Seu discurso estava todo escrito, e ela lia o texto, levantava a cabeça para olhar seus colegas, voltava a baixá-la para ler, e fez esse revezamento até o final do pronunciamento. Um detalhe: se você olhasse para o papel que ela segurava, veria que ele tremia absurdamente. Sabe o que isso quer dizer? Que ela estava nervosa, insegura, sem ter certeza de estar fazendo certo, MAS SUPEROU TUDO ISSO E FEZ!!! Não há melhor recompensa para um trabalho do que essa: ver que vocês se superam, surpreendem, e ficam acima das nossas expectativas. Parabéns, nona séria 2011 do Centro Educacional Lato Sensu!
     Agora, outra palavra de agradecimento: aos meu Golden Boys (Bruno e Mateus, Diogo Bolt, Cacheado, Marco Antonio, Lucas) e às minhas Charlie`s Angels (Leticia e Beatriz, Camila, Fernanda, Vanessa, Isabelle, Lauríssima, Daniela, Carolina, Giovana e Mayumi, Dani Ortiz e Sophia). Para vocês que não sabem, eles passam o trabalho inteiro, e antes mesmo, e depois até, sendo cobrados para serem excelentes, e se não forem, chegarem o mais perto disso, e se não chegarem, terminar o processo garantindo para si mesmos que fizeram o máximo e o melhor que puderam. E sabe quem briga, e puxa a orelha, e olha feio, e larga o chicote neles? Pois é... é isso que eu digo para eles – se não acreditarem, perguntem: “A nona série é a noiva: eles são os bonitos, eles tem que brilhar, eles devem ser o centro das atenções. Vocês – os Golden Boys e as Charlie´s Angels – estão para apoiar, ajudar, servir a nona série. Eu estou aqui para garantir que vocês façam isso. Se quiserem participar do trabalho, vai ser embaixo do meu chicote. Os que não quiserem, podem sair...”
     Sabe quem sai? Ninguém!
     Sabe por quê? Porque eles são encantados por esse projeto, tanto quanto eu espero que vocês, da nona série, tenham se encantado... ou sem encantem um dia, quem sabe...
     Ainda, agradeço ao Paulo Lindoso, Isadora Bessa, Fabio Marcovski. Obrigado por tudo.
   Obrigado novamente, nona série. Parabéns pelo desempenho surpreendente dos quatro comitês. Não liguem para os comentários sobre esse ou aquele... Todos foram além das expectativas. Prova disso são as crises. Elas ocorreram nos quatro comitês, e que autoriza sou eu, e eu não autorizaria se não houvesse a capacidade de resolução. Não mesmo, pode acreditar!
     Obrigado Golden Boys e Charlie´s Angels. Sem vocês, esse projeto não teria acontecido. Agradeço pelo respeito, voluntariedade e prontidão em ajudar. Agradeço pelo blog, pela elaboração do guia de regras, pelo estudo e preparo, por irem fazer a “simulação da simulação”, disponibilizarem seus contatos para os alunos, cumprirem os horários, por me ouvirem e me atenderem – mesmo não querendo, às vezes –, por estarem muitos no mesmo sábado à tarde para se esforçarem na Física. Ver vocês cansados e exaustos, mas felizes no final da manhã de sábado, tirando fotos, dando entrevistas, foi o meu troféu. Essa é a recompensa do “coach”: a vitória do time!
     Parabéns a todos! Até 2012. Na sétima edição do LatoSIM.

Charles Negreiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário