Reflexão

A FÉ NÃO CONSISTE NA IGNORÂNCIA, MAS NO CONHECIMENTO.
João Calvino

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Gênesis 2010

Passagem bíblica estranha... Na verdade, é uma ideia simples: Gênesis é o livro dos começos, e 2010 é um novo começo, um novo recomeço, um novo Gênesis.
Quando Deus encerrou a sua obra, viu o que havia feito, e era "muito bom". Beleza, encanto, brilho, harmonia, fulgor, vida. Por isso o salmista afirma sobre os céus e firmamento declarando e anunciando o poder criador espetacular de Deus. Toda natureza O louva, Terra e Céu proclamam sua glória, um dia anuncia a outro dia, e a noite anuncia a outra noite: Grandes são as obras do Senhor!
A criatura, ainda que decaída, espelha a imagem e semelhança do seu Criador. Portanto, aprendamos com Ele: Deus realizou, avaliou, sentenciou. Resultado positivo, claro!
Entrando na Cidade dos Homens, devemos olhar para o ano que se encerra e recapitular nossas realizações: onde esteve concentrado nosso maior esforço, onde despendemos mais energia, onde gastamos mais tempo. A seguir, precisamos avaliar todo esse espectro de realizações: onde acertamos e onde erramos, quando estivemos sós quando deveríamos ter procurado ajuda, e quando estivemos acompanhados quando deveríamos ter estado a sós; com quem poderíamos contar, e não contamos, e com quem não poderíamos contar e acabamos contando. Que qualidade estamos apresentando ao moldarmos a pedra bruta chamada vida. Do ouro à palha, são os resultados de nossas obras...
Por fim, devemos nos esforçar para, honestamente, apresentar o resultado. E não será lá o "muito bom" divino... nem guardadas as devidas proporções.
Desse exerício de "último dia" de criação da obra chamada 2009, concluiremos que muito foi feito, muito ainda precisa ser feito, muito há por se fazer... O encerramento do ano nos dá essa sensação de "encruzilhada do tempo", e nos impulsiona para continuar nossa rotina criadora por mais outros seis dias... na verdade, 365 dias. A vida continua, a obra ainda está inacabada, nossas mãos ainda seguram o arado.
Que Deus abençoe a todos... que em 2010, sejamos melhores, mais semelhantes ao nosso Pai que está nos céus, e que cada dia seja vivido para a realização do que é "muito bom".
Essa é a mensagem de Gênesis... seja essa nossa meta em 2010... Feliz 2010... Feliz Gênesis 2010!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário